Apresentação magistral de Alberto Heller, uma visita a três das mais importantes sonatas de Beethoven, numa união entre dramaticidade e lirismo, e que influenciaram vários grandes compositores da época. Somos gratos a todos os presentes e ao músico. Fotos © Pablo Teixeira

As sonatas

As 32 sonatas para piano de Beethoven ocupam um lugar central não apenas em sua obra, mas na música clássica como um todo. Em cada uma delas, Beethoven experimenta novidades formais e expressivas, que leva depois às sinfonias, concertos, quartetos e outros gêneros. No recital do dia 13 de setembro, em Joinville, Alberto Heller apresentará três sonatas de enorme importância e beleza: a Op.13 (“Patética”), a Op.27nº2 (“Ao Luar”) e a Op.31nº2 (“A Tempestade”). As três obras levam o estilo Clássico ao seu auge e antecipam vários elementos do Romantismo, influenciando compositores como Mendelssohn, Schumann, Brahms e Liszt. Para muitos, essas sonatas continuam inigualáveis em sua capacidade de combinar dramaticidade e lirismo, e figuram sem dúvida entre as mais belas composições da música ocidental.

Alberto Heller

Alberto Heller possui graduação e especialização em Música pela Escola Superior de Música Franz Liszt em Weimar, Alemanha, mestrado em Educação, doutorado em Literatura (ambos pelas UFSC) e especialização em Gestalt-Terapia. É membro da Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) desde 2008. Como intérprete, dedica especial atenção ao repertório do Classicismo (Mozart, Beethoven e Schubert). Como compositor, sua música ocupa hoje um lugar de destaque no cenário artístico nacional e internacional, com obras como lAbirintH (piano solo), a trilha sonora original do filme Ensaio da cineasta Tânia Lamarca, a Sinfonia Terra e o Concerto Aurora Consurgens (para piano, violino, viola e orquestra). Tem treze CDs gravados e é autor dos livros Fenomenologia da Expressão Musical e John Cage e a poética do silêncio, tendo sido este último premiado em 2012 pela Academia Catarinense de Letras como melhor ensaio do ano. Vive em Florianópolis desde 2000.

PROGRAMA

Recital de Piano

BEETHOVEN ///// Sonatas {Ao Luar / A tempestade / Patética}

1. Sonata Op.27 nº2 em dó sustenido menor (“Ao luar”)
– Adagio sostenuto
– Allegretto
– Presto agitato

2. Sonata Op.31 nº2 em ré menor (“A Tempestade”)
– Allegro
– Adagio
– Allegretto

3. Sonata Op.13 em dó menor (“Patética”)
– Grave / Allegro di molto e con brio
– Adagio cantabile
– Rondo (Allegro)

Informações

O QUÊ: Alberto Heller no Interlúdio Harmonia Lyra – Ed. Setembro
QUANDO: 13 de setembro de 2016
HORÁRIO: 19h
ONDE: Harmonia Lyra
ENDEREÇO: Rua XV de Novembro 485 – Centro, Joinville
INGRESSO: R$ 10 – retirar na secretaria da So